sexta-feira, 16 de março de 2012

Materiais de pintura III (telas e outros suportes)


 

O primeiro suporte que o homem usou para pintar foi a parede da caverna em que morava, ele misturava terra, argila, ossos calcinados e carvão vegetal com sangue, gordura e excrementos e usava isso como tinta .
Quase como um consequência natural disso, os egípcios passaram a pintar as paredes dos palácios e dos templos na Antiguidade, usando têmpera (mistura de pigmentos com ovo e caseína) ou encáustica (mistura de pigmentos com cera derretida).
Os cretenses inventaram o afresco, essa técnica consistia numa tinta formada por pigmentos diluídos com água aplicada sobre uma parede que havia recebido uma camada de argamassa úmida.
Os gregos aperfeiçoaram a arte da pintura em cerâmica, os romanos tornaram o mosaico (técnica de desenhar colando pedaços de pedras coloridas em uma parede) o mais expressivo representante de sua arte, e os bizantinos começaram a aplicar a encáustica sobre madeira.
Na Idade Média, artistas góticos decoraram as igrejas com vitrais (técnica de desenhar com pedaços de vidro colorido em uma janela) e monges escribas e desenhistas ilustraram os documentos religiosos com iluminuras (desenhos e decorações feitas em pergaminhos manuscritos), pintores colocaram dobradiças nas placas de madeira que eles pintavam, unindo-as e criando os retábulos.
Depois de tantos séculos de predomínio do afresco e da têmpera, os artistas flamencos começam a usar a tinta a óleo com cada vez mais afinco e, por volta do século XIV, artistas venezianos tomaram a iniciativa de optar pelas telas, com as quais passaram a pintar em seu próprio ateliê, levando a obra depois de pronta para o local em que seria exposta.
A tela é, basicamente, um esquadro de madeira em que se estica um tecido de algodão ou linho (na maior parte das vezes, a lonita, um tecido de algodão de trama muito cerrada, mas não tão encorpado e grosso como a lona), que é preso por grampos na parte de trás e sobre o qual se passa um impermeabilizante (o primer, geralmente gesso acrílico diluído em água). Atualmente existem vários tamanhos e formatos de tela, mas os mais usados são o retangular e o quadrado. Também há um outro tipo de tela, o painel, cuja esquadria é mais grossa e que não precisa de moldura quando pintado. Esse é, de longe, o suporte mais empregado em pintura hoje em dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário