O
primeiro suporte que o homem usou para pintar foi a parede da caverna em que
morava, ele misturava terra, argila, ossos calcinados e carvão vegetal com
sangue, gordura e excrementos e usava isso como tinta .
Quase como um consequência natural disso, os egípcios passaram
a pintar as paredes dos palácios e dos templos na Antiguidade, usando têmpera
(mistura de pigmentos com ovo e caseína) ou encáustica (mistura de pigmentos
com cera derretida).
Os cretenses inventaram o afresco, essa técnica consistia
numa tinta formada por pigmentos diluídos com água aplicada sobre uma parede
que havia recebido uma camada de argamassa úmida.
Os gregos aperfeiçoaram a arte da pintura em cerâmica, os
romanos tornaram o mosaico (técnica de desenhar colando pedaços de pedras
coloridas em uma parede) o mais expressivo representante de sua arte, e os bizantinos
começaram a aplicar a encáustica sobre madeira.
Na Idade Média, artistas góticos decoraram as igrejas com
vitrais (técnica de desenhar com pedaços de vidro colorido em uma janela) e monges
escribas e desenhistas ilustraram os documentos religiosos com iluminuras
(desenhos e decorações feitas em pergaminhos manuscritos), pintores colocaram
dobradiças nas placas de madeira que eles pintavam, unindo-as e criando os retábulos.
Depois de tantos séculos de predomínio do afresco e da
têmpera, os artistas flamencos começam a usar a tinta a óleo com cada vez mais
afinco e, por volta do século XIV, artistas venezianos tomaram a iniciativa de
optar pelas telas, com as quais passaram a pintar em seu próprio ateliê,
levando a obra depois de pronta para o local em que seria exposta.
A tela é, basicamente, um esquadro de madeira em que se
estica um tecido de algodão ou linho (na maior parte das vezes, a lonita, um tecido
de algodão de trama muito cerrada, mas não tão encorpado e grosso como a lona),
que é preso por grampos na parte de trás e sobre o qual se passa um
impermeabilizante (o primer, geralmente gesso acrílico diluído em água).
Atualmente existem vários tamanhos e formatos de tela, mas os mais usados são o
retangular e o quadrado. Também há um outro tipo de tela, o painel, cuja
esquadria é mais grossa e que não precisa de moldura quando pintado. Esse é, de
longe, o suporte mais empregado em pintura hoje em dia.
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